10 de mar de 2011

Conheça o EMANCIPA








O EMANCIPA Porto Alegre nasceu inspirado no trabalho desenvolvido pela Associação 19 de Setembro (S19) que se consolidou em São Paulo e já conta com 10 cursinhos.
A proposta da S19 é estimular a cidadania através da valorização e defesa da educação pública e pelo incentivo ao desenvolvimento intelectual do estudante. Para isso, ajuda os jovens de baixa renda a ingressar na universidade através do curso preparatório gratuito, com ênfase na preparação para o ENEM. (Exame obrigatório para quem quer uma bolsa do PROUNI. Também é adotado como forma de seleção de várias universidades federais.)
O nome Associação 19 de Setembro (S19) é uma homenagem ao grande educador Paulo Freire, que nasceu neste dia. Freire trabalhou pela educação popular, com ênfase na alfabetização e na formação da consciência crítica. A pedagogia concebe a educação como um instrumento de autonomia e emancipação do ser humano, que num processo interativo e participativo entre educadores, educandos e realidade, amplia horizontes e rompe fronteiras.
Alguns exemplos do trabalho da S19 são o  Cursinho Popular do Butantã, o Cursinho Popular Paulo Freire, o Cursinho Popular Solano Trindade e o Cursinho Popular Chico Mendes. Todos localizados no estado de São Paulo. Além disto, entendendo que o acesso à cultura em suas variadas formas é parte integrante e fundamental  na formação dos seres humanos, a S19 mantém ainda outros projetos como atividades culturais, de educação e cinema, estudos do meio e oficinas de música e cinema.

EMANCIPA EM PORTO ALEGRE
O EMANCIPA iniciará suas atividades educacionais em 2011 com 100 alunos em duas turmas de 50 estudantes cada, sob a coordenação executiva da ex-deputada federal Luciana Genro e uma equipe de educadores altamente qualificada.

Pra quem:

A todos os alunos de escola pública que estejam cursando o último ano ou que já tenham concluído o ensino médio.
As vagas são limitadas a 100 alunos neste primeiro semestre. Havendo mais candidatos do que vagas, será realizada uma seleção que levará em conta a renda familiar do estudante e o seu desempenho escolar. Serão priorizados, deste modo, os jovens de baixa renda que tenham demonstrado empenho nos seus estudos.


Inscrições:



As inscrições para o primeiro semestre acontecerão do dia 28 de fevereiro a 15 de março, no saguão do Colégio Júlio de Castilhos, das 13h às 19h30.

Os documentos necessários :
- carteira de identidade
- cópia da conta de luz da residência do estudante
- cópia do histórico escolar ou boletim do último ano cursado na escola.

Quem não conseguir uma vaga na seleção pra este semestre, ainda poderá ser chamado para o Intensivo que iniciará em agosto/2011 ou para as aulas de Revisão Final, em outubro/2011.

Um comentário:

  1. Inacreditavel que pessoas ainda percam seu tempo tentando vaga em cursinhos que se dizem "Populares" sendo que o emancipa nao leva em conta comprovantes nem de rendimento,mas sim apenas renda informal. Bem que se ve o que dizem sobre esse tal cursinho popular. Atenção galera nao deixe se enganar, nem perder seu tempo com falcatruas, os cursinhos populares verdadeiros em poa sao: Ongep, alternativa, ufrgs, xama, absd. O resto é so pra ganhar patrocinio. Nao se engane

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails