17 de abr de 2011

Aplicativo de fotos para iPhone vira febre entre paulistanos

Folha.com

Uma nova cidade está povoando os iPhones. Nas imagens tratadas pelo Instagram ela é mais colorida, elegantemente envelhecida e poética. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente na App Store, é febre entre os usuários do telefone. O criador do Instagram, Michel Mike Krieger, 24, é um paulistano que em 2004 foi estudar na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Os filtros têm efeitos de "câmeras-fetiche", como a Polaroid. "O Lomo dá um ar futurista à cidade", diz o ator Marcelo Médici, 39. Para a princesa Paola de Bourbon Orleans e Bragança "a avenida Paulista é um lugar 'superinstagrável'".
Além de ensaios para o Facebook e para o Twitter, as fotos podem ser publicadas na rede social criada pelo Instagram. Como a Polaroid, o Instagram também foi alçado ao status de arte. As fotos da cidade terão exposição até sábado (23) na galeria Tag&Juice, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo).
 
"Viramos voyeurs da cidade"
Do 28º andar do edifício Copan, a atriz Mika Lins, 45, acompanha o movimento da cidade. Dali, ela faz de São Paulo sua musa. "Viramos voyeurs da cidade", diz.

Para fazer os registros que ficaram famosos na internet, ela usa o iPhone e filtros do Instagram, aplicativo que conheceu há três meses. O resultado são imagens pouco usuais que desnudam a metrópole. "Esses dias, fui à Santa Ifigênia e fiquei um bom tempo registrando as lâmpadas", conta.

Desde que voltou a morar em um dos 1.160 apartamentos do prédio, há menos de um mês, Mika diz não parar de fotografar a vista que se descortina. Pudera. O horizonte que, em geral, faz falta à cidade, ela tem de sobra. "A paisagem se transforma todos os dias. Fotografo muito", diz. Da janela, ela acompanha as mudanças de luz ao longo do dia. A sombra que o Copan faz na rua à frente e o movimento de nuvens, que trazem cor ou acinzentam o céu, são alguns dos elementos que dão vida e um toque de arte às fotos. "A coloração diferente torna cada imagem única", explica Mika. "O outono deixa a cidade ainda mais linda, com um contraste forte entre as cores."

Durante os três anos que morou em Higienópolis, também no centro de São Paulo, ela conta que sentia muita saudade do centro antigo. "Aqui tenho a melhor vista de São Paulo." Difícil discordar. No horizonte de sua janela estão o edifício Itália e o antigo Hilton Hotel, a avenida Paulista e suas torres e, emoldurando o conjunto, toda a serra da Cantareira.
A atriz criou um blog, o Photo Cubo, para postar sua obra de Instagram. Ao lado dos janelões de sua sala, a versão impressa das fotos, com efeitos do aplicativo, devem passar a decorar as paredes da nova casa.
 
Efeito retrô
Cinco dos principais aplicativos disponíveis na App Store para tratar suas fotos:
Picture Show (US$ 1,99): oferece diversos efeitos, molduras e cores para as imagens
PS Express (gratuito): para editar, mexer em brilho e saturação ou recortar
Digital Focus (US$ 0,99): permite destacar o pedaço da imagem onde se quer o foco
TiltShiftgen (gratuito): transforma o objeto fotografado em miniaturas; cidades ficam como cenários de brinquedo
Label box (gratuito): para colocar palavras sobre a imagem ou etiquetá-las

Veja algumas fotos abaixo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails