13 de abr de 2011

#Diadobeijo : A origem do Dia do Beijo

13 de abril é o Dia do Beijo. Procurar informações sobre a origem da data de hoje é achar agulha no palheiro. Muitas teorias existem sobre a origem do beijo, entretanto nenhuma delas é confirmada como sendo verdadeira. Reza a lenda que uma delas se dá na Itália, onde existia um tal de Enrique Porchelo. O "Dom Juan"  beijava todas as mulheres da vila, inclusive as casadas. No dia 13 de abril de 1882, o padre local, injuriado, ofereceu pagar um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam ainda sido beijadas pelo homem. Nenhuma mulher apareceu para receber o prêmio. O padre morreu e o dinheiro continua por lá, em algum lugar.

A palavra beijo vem do latim, basium, e o ato de beijar possui relatos de sua existência desde 2.500 anos a.C., em desenhos nas paredes de templos na Índia. Na Antiguidade, gregos e romanos utilizavam muito o beijo como significado de reconhecimento entre as classes sociais. Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do "Dossiê do Beijo", editado pela Catedral das Letras. Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Ah! Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça. Entendes, agora, o motivo de alguns de seus problemas?

Dia 13 de abril também é o Dia do Hino Nacional Brasileiro, o dia do Office-boy e o dia do Jovem. O site Best Kiss reúne imagens (algumas enviadas pelos leitores) de cenas de beijos, entre elas a de Chad Wright (foto).

Texto publicado originalmente no blog http://blogs.abril.com.br/divadomasini

Aqui vai algumas músicas sobre o  beijo

 Perfect Kiss - New Order Pioneiros do chamado "rock eletrônico" e herdeiros de todo legado do Joy Division , o grupo cravou esse hit em todas as paradas ao redor do planeta na explosão da new wave. Clássico das pistas.



Beija Eu - Marisa Monte Mais uma que tocou nas rádios à exaustão, a música garimpou um espaço até na eternamente jovem parada da MTV na época de seu lançamento. Quem não lembra, no mínimo, tem problemas de memória.

 


Last Kiss - Pearl Jam Na fase claramente mais fraca da carreira de Eddie Vedder e companhia, a banda ainda conseguia seu pedacinho das paradas de sucesso. Essa balada romântica também é perfeita para o dia do beijo





Kiss Of Death - Black Sabbath Extraída de um dos discos menos cultuados da banda inglesa, Forbidden, com os vocais de Tony Martin, a música não tem nada de romântica. Mesmo assim, o beijo da morte ainda é um beijo, certo?




Pra você qual a melhor música para um beijo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails