27 de abr de 2011

Polêmica: Obama divulga certidão para provar que é americano



Do R7
Para sanar todas as desconfianças, a Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (27) uma certidão sobre local de nascimento do presidente americano Barack Obama diante do crescente debate no país sobre o local de nascimento do líder.

As contínuas dúvidas levaram o governo a solicitar a versão completa, como indicou nesta quarta-feira em comunicado Dan Pfeiffer, diretor de comunicação da residência oficial.

O documento, chamado no Brasil de Declaração de Nascido Vivo, confirma que Obama nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961 (clique aqui para ver o original em pdf). Esse comprovante é emitido pelo hospital e permite a retirada da certidão de nascimento.

O presidente chegou a fazer um pronunciamento oficial nesta manhã para informar sobre sua decisão. Ele se disse perperplexo por causa das teorias de conspiração e disse que a obsessão da imprensa sobre o assunto é uma distração em um momento difícil.

- Não temos tempo para esse tipo de tolice.

Uma versão curta deste documento já havia sido postada na internet pela equipe de Obama durante a campanha presidencial de 2007-2008, depois que seus adversários colocaram em dúvida o fato de o então candidato não ser americano.

Candidatos presidenciais levantaram polêmica
 A publicação da certidão neste momento ocorre depois que alguns potenciais candidatos presidenciais, como o magnata nova-iorquino Donald Trump, questionassem o local de nascimento do presidente.
Trump reiterou suas dúvidas em uma entrevista nesta semana à rede de televisão CNN, na qual afirmou saber que a certidão do presidente teria sido perdida.

Uma pesquisa recente realizada pela CNN concluiu que 75% dos americanos acreditam que Obama havia "definitivamente" e "provavelmente" nascido nos EUA.

Entre os republicanos, no entanto, a percepção é diferente e mais de quatro em cada dez acham que "provavelmente" ou "definitivamente" o presidente não nasceu nos EUA.

A Constituição americana prevê que só pessoas nascidas no país podem chegar à Presidência americana. Os céticos sustentam, entre outras histórias, que Obama nasceu no país natal de seu pai, o Quênia, na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails