1 de abr de 2011

#POPROCK14ANOS - Conheça a história da emissora



Como Surgiu a POP ROCK



A conhecida "Rádio da Ulbra" foi inaugurada no dia 22 de julho de 1988 na cidade de Canoas pelo reitor da universidade, Ruben Becker. Na época com o nome Felusp FM (sigla da Fundação Educacional Luterana São Paulo) e o slogan "A onda que você esperava" a estação que operava nos 88.9 MHz começou sua jornada. Dois anos depois a emissora migrava para os 107.1 MHz, onde continua até hoje na Grande Porto Alegre. Em 1992, o então gerente da rádio, Roberto Coconut, deu lugar ao jornalista e fundador da Rádio Ipanema FM, Mauro Borba, a convite da diretora da Assessoria de Comunicação Social da Ulbra, Sirlei Dias Gomes. A universidade começava a investir na área de radiodifusão, e um dos primeiro passos para isso foi trocar o nome da emissora, já que Felusp não soava tão comercial. Então surgiu a 107.1 FM e mais tarde, em abril de 1997, Pop Rock FM, que agradou mais ao público. A rádio com isso ganhava uma nova imagem, mais jovial, uma nova programação e também firmava acordo com novos comunicadores.

Em 1997 ocorria uma importante contratação por parte de Leandro Becker, vice-reitor da Ulbra, chegava para o time Alexandre Fetter, até então locutor da concorrente Rádio Atlântida FM do Grupo RBS. Em novembro do mesmo ano Fetter fundava junto com Arthur de Faria, Celso Garavelo e Mauro Borba o programa que é considerado o carro chefe da programação até hoje, o Cafezinho, que vem a ser um bate-papo decompromissado entre os locutores e com a participação do público. O programa diário fez tanto sucesso que ganhou uma segunda edição, o Café das Cinco.

Mas março de 2007 guardava uma surpresa aos ouvintes e até alguns funcionários. A data marcava um novo momento da "Rádio da Galera" (atual slogan): pela primeira vez, desde que a denominação Pop Rock foi adotada, Alexandre Fetter não se fazia presente, o locutor voltava para a Rádio Atlântida FM levando outros dois comunicadores com ele, Cagê e Mauricio Amaral. Mas a crise durou pouco, pois a rádio fez contratações de peso como por exemplo Adriano Dominguez, Simone Cabral e Eron Dalmolin que já fizeram parte do elenco da Atlântida.

Ainda em 2007, no mês de julho, a Pop Rock 107.1, emissora matriz de uma rede com várias retransmissoras espalhadas pelo Rio Grande do Sul, anunciava uma mudança significativa, a estação deixava de transmitir sua programação a partir do campus Canoas da Ulbra para operar a partir do centro de Porto Alegre, onde se torna mais acessível aos seus ouvintes e anunciantes. Já em março de 2008 estreava o novo diretor de programação da rádio (cargo antes ocupado por Fetter e Paulo Inchauspe). Thadeu Malta assumiu a função, e em abril já colocava no ar uma de suas apostas fortes para a Pop Rock, A Máquina do Cafezinho, transmitindo mais de 40 partidas da dupla Grenal naquele ano, um grande case no FM, que incomodou não só a concorrência direta, mas também sacudiu até a Rádio Gaucha. Thadeu Malta permaneceu no cargo até a extinção do mesmo(um dos rescaldos da crise da Ulbra)em fevereiro de 2009. A partir daí, Mauro Borba passou a acumular a função, junto a um colegiado de membros da emissora, entre eles Eduardo Santos, demitido meses antes da Ipanema e que chegava a Pop Rock. Mauro trouxe Sabrina Homrich e Dani Hill que estavam na Ipanema. A Radio neste mesmo ano teve a saída de um dos comediantes da emissora,Eron Dalmolin que assumiu a Ipanema FM substituindo Marcelo Ferla que foi para a OI FM. Eron foi substituido pelo Ator, Produtor, Comediante e agora comunicador, Cris Pereira, do Stand Up Primeiro as Damas.

Em 1 de Novembro de 2010, Márcio Paz anunciou que havia sido demitido da rádio através do seu Twitter. Junto a ele, somaram-se as demissões de Simone Cabral e de Adriano Domingues, ambas anunciadas em 22 de Outubro através desta mesma rede social.
Em dezembro de 2010 foram anunciadas duas mudanças: a de programação, retornando aos hits do rádio jovem gaúcho, brasileiro e mundial, e a de sede, que ocupa hoje o prédio do desativado Museu de Tecnologia da ULBRA.


COMUNICADORES



 

 

 

 

JA FIZERAM PARTE DO CASTING DA EMISSORA

Luis Claudio Farias
Eduardo Gomes
Carlos Alberto
Beth Prata
Roger Vox
Everton Cunha - Mr.PI integra a Rede Atlântida
Celso Garavelo (saiu em 2000)
Alexandre Fetter (saiu em 2007, integra a Rede Atlântida)
Cagê (saiu em 2007, integra a Rede Atlântida)
Maurício Amaral (saiu em 2007, integra a Rede Atlântida)
Carlos Couto (saiu em 2008, hoje é locutor de chamadas da Rádio Itapema)
Eron Dalmolin (saiu em 2009, integra a Rádio Bandeirantes e é coordenador e locutor da Rádio Ipanema)
Thadeu Malta (saiu em 2009)
Renato Pereira (fazia as folgas de Cris Pereira em 2009 e 2010, saiu por motivos profissionais)
Adriano Domingues (saiu em 2010, integra a Rádio Gaúcha)
Márcio Paz (saiu em 2010, integra a direção e produção de shows da Rede Atlântida e Itapema FM)
Simone Cabral (saiu em 2010).



 AFILIADAS
A rádio também pode ser ouvida em qualquer parte do mundo pelo seu site oficial, ou no blogdoouvinte.


Fonte: Wickipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails