13 de mai de 2011

Ministério da Educação lança kit polêmico para combater homofobia nas escolas

portal da mtv
O Ministério da Educação (MEC) planeja distribuir para seis mil escolas de Ensino Médio um kit anti-homofobia, que terá como objetivo acabar com a discriminação de homossexuais no ambiente escolar.

O material, que deverá chegar às escolas no segundo semestre, é chamado de 'Escola Sem Homofobia' e é composto por três filmes e um guia de orientação aos professores, de acordo com o jornal 'O Estado de S. Paulo'.

Os vídeos elaborados pelo MEC tratam de transexualidade, bissexualidade e da relação entre duas meninas lésbicas.  Porém, o conteúdo dos vídeos que deve ser debatido em sala de aula vem sendo constante alvo de críticas.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso por declarações polêmicas contra gays, distribuiu panfletos em escolas do Rio de Janeiro alegando que o MEC e grupos LGBT querem 'incentivar o homossexualismo' nas escolas. O panfleto diz que as crianças podem virar presas fáceis para pedófilos e outras "atrocidades".

"Querem, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em homossexual", diz o flyer produzido por Bolsonaro.

Não só Bolsonaro foi contra a iniciativa do MEC. João Campos (PSDB-GO), deputado da Frente Parlamentar Evangélica, também se manifestou negativamente. Para ele, não há razão para que um grupo com certa orientação sexual tenha um tratamento diferenciado nas escolas.

Escola Sem Homofobia

Mas também há quem defenda o kit. Ramaís de Castro da Silveira, secretário nacional de Promoção e
 Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, afirma que levar o debate sobre a homossexualidade às escolas pode combater a exclusão histórica do grupo LGBT. O MEC afirma que os vídeos só serão 'debatidos em sala de aula' após uma análise da Secretaria de Educação Continuada,
 Alfabetização e Diversidade do ministério.

O kit anti-homofobia é um projeto que faz parte do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNPCDH-LGBT). O plano reúne um conjunto de mais de 160 diretrizes que visam que promover a cidadania e os direitos humanos da comunidade LGBT, elaboradas pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com entidades não governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails