20 de mai de 2011

Natal Luz é investigado pelo Ministério Público por irregularidades.

 Prefeito de Gramado pede apoio da OAB para manter Natal Luz 

 Evento é investigado pelo MP por irregularidades cometidas entre 2007 e 2010

 correiodopovo.com

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, pediu o apoio da Ordem das Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS) para viabilizar o Natal Luz, evento que é alvo de investigação do Ministério Público. Uma carta e um abaixo assinado com mil adesões foram entregues hoje ao presidente da ordem, Cláudio Lamachia. O encontro ocorreu na sede da seccional gaúcha, em Porto Alegre.

O MP investiga possíveis irregularidades cometidas pela comissão executiva entre 2007 e 2010. Um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi proposto para a execução da 26ª edição, que ocorre de 3 de novembro a 15 de janeiro. O objetivo dos promotores é garantir a “proteção do bem público” e acabar com a ideia de remuneração por patrocínio captado. Na opinião do prefeito, as mudanças inviabilizam a execução do evento. “Basicamente o MP diz que o evento é público, e que portanto o município teria de promover”, disse o prefeito. Segundo ele, a realização do evento ocorria de forma comunitária.

A última edição do Natal Luz, conforme o prefeito, atraiu cerca de 1,2 milhão de pessoas ao município. “Tínhamos a expectativa de que neste ano ultrapassar 1,5 milhão”, afirmou Tissot. No entanto, como a indefinição provocou um atraso na programação do evento, a venda de pacotes para os turistas ainda não teve início, de modo que a expectativa inicial de público não deverá ser alcançada. A carta entregue à OAB/RS e assinada por representantes da comunidade de Gramado ressalta que “o formato de captação de patrocínios, de gestão e de administração privada do Natal Luz é uma das principais razões do seu sucesso”.

O presidente da OAB/RS comprometeu-se em analisar o documento e manifestar a posição da ordem sobre o assunto em breve. “O Natal Luz é um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul, e que portanto não pode ser inviabilizado”, ressaltou Lamachia.

Realizado desde 1986, o Natal Luz conta com uma série de eventos com temática natalina, realizados sempre de novembro a janeiro do ano seguinte. Entre as atrações estão desfile de carros alegóricos, show de cantores líricos com luzes e fogos de artifício, árvore cantante e o encontro que reúne Papais-Noéis de todo o Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails