25 de mai de 2011

Venda de gasolina a R$ 1,40 complica o trânsito na Capital

Distribuição de senhas já acabou, mas há lentidão nas proximidades da rua Santana

 correiodopovo

A distribuição de senhas para a compra de gasolina a R$ 1,40 o litro em um posto de combustíveis na rua Santana, em Porto Alegre, acabou pouco depois das 9h desta quarta-feira, uma hora após o início. O fluxo de veículos na via e na rua Jerônimo de Ornelas, no entanto, permanece complicado em função dos motoristas que agora aguardam para abastecer e de outros que tentam retirar um adesivo promocional do Dia da Liberdade de Impostos.

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e policiais militares estão no local. A previsão da gerência do posto é de que o abastecimento dos 250 veículos com senha seja concluído por volta das 16h30min.

O evento é realizado, no Estado, pelo Instituto Liberdade (IL), em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e a Associação da Classe Média (Aclame). As entidades arcam com o desconto de 53,03%, referente ao tributo pago pelo proprietário do posto. Segundo o IL, a carga de impostos paga no País equivale a 40% do Produto Interno Bruto (PIB) e, portanto, em 365 dias, o 145º determina o fim desse pagamento simbólico – celebrado hoje.

O primeiro motorista a chegar na fila foi Rafael Pereira, de 24 anos, que mora em um prédio vizinho ao posto. Ferreira contou que estacionou o carro por volta das 21h no local e foi para casa dormir. Já o operador de escavadeira Vilmar Gonçalves, de 36 anos, deixou o seu veículo na frente do de Pereira, em um local de estacionamento proibido, e dormiu dentro do carro.

Gonçalves, que reside na Morada da Hípica, zona Sul da Capital, elogiou a iniciativa da campanha. “Pela primeira vez vou pagar um preço justo pela gasolina", afirmou, criticando a “voracidade” dos impostos. Mesmo com a irregularidade no estacionamento, ele pôde abastecer.

Esta é a sétima vez que o evento ocorre em Porto Alegre. Em Caxias do Sul, na Serra, a rede Ditrento participa pela primeira vez do ato, em parceria com o Instituto Liberdade e a Aclame. As vendas, no Posto Cidadão Caxias (rua 13 de maio, 1004), vão das 9h às 12h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails