28 de ago de 2011

Grêmio 'arruma a casa' e bate o Inter por 2 a 1 no Olímpico

por Cristiano Munari/Final Sports / finalsports.com


A história diz que o Gre-Nal por vezes serve para arrumar a casa. Que quem vem mal tem no clássico a oportunidade de recuperação. Foi o que aconteceu neste domingo no Estádio Olímpico. Ameaçado com a possibilidade de entrar na zona de rebaixamento, o Grêmio enfrentou um Internacional recém campeão da Recopa e mostrou superioridade na maior parte do confronto na vitória de 2 a 1, em partida válida pela 19º rodada do Brasileirão.

Os gols gremistas foram marcados por Marquinhos e Douglas. Índio fez para o Inter. Com o resultado o Grêmio chega aos 21 pontos no Brasileirão. Já o Colorado segue estacionado nos 27. Na próxima quarta-feira, o Tricolor vai a São Paulo enfrentar o líder Corinthians no Pacaembu, às 18h. No mesmo dia o Internacional recebe o Santos, às 21h50min, no Beira-Rio.

O jogo

Em uma tarde ensolarada com temperatura de 20ºC, a bola começou a rolar para o Gre-Nal 388. O Internacional manteve a postura no 4-4-2 com os dois meias jogando de forma avançada. Já o Grêmio entrou no 4-2-3-1 apostando na velocidade de Escudero em cima do improvisado lateral-direito colorado, Glaydson.

A primeira oportunidade da partida foi tricolor com o meia argentino. Após contra-ataque, ele recebeu de Douglas e bateu forte uma bola que passou por cima do gol de Muriel. Apesar da maior posse de bola colorada, de 57%, o Grêmio chegou novamente aos 11min. Após cruzamento de Marquinhos, Índio desviou contra o próprio gol e Muriel fez uma grande defesa. A bola sobrou para Marquinhos, ele passou para André Lima, que finalizou sem força para mais uma defesa do camisa 1 vermelho.

O goleiro Victor só foi trabalhar no jogo aos 15min, quando após cobrança de falta de Andrezinho, Índio desviou de cabeça para defesa do arqueiro gremista. E no lance seguinte saiu o gol tricolor. Mário Fernandes fez jogada combinada com Douglas e cruzou para Marquinhos desviar de perna esquerda no canto e marcar, 1 a 0 aos 16min no Olímpico.

Após o gol, o Grêmio cresceu na partida e passou a dominar as ações. Os meias colorados, Andrezinho e Oscar, eram bem marcados e a bola não chegava ao ataque. A estratégia tricolor era de apertar a saída de bola e dava resultado.

Apesar do predomínio gremista, o Inter chegou ao empate aos 26min. Oscar bateu falta pelo lado direito e Índio entrou no segundo pau para igualar o placar, 1 a 1.

Aos 30min um lance polêmico. Após bola lançada, André Lima e Escudero subiram e se chocaram com Muriel, o árbitro mandou seguiu e a bola sobrou para Saimon que caiu em um lance envolvendo o zagueiro Índio. Os gremistas pediram pênalti, mas foi marcado apenas escanteio.

O Grêmio seguia melhor e aos 37min André Lima perdeu grande chance após cruzamento de Julio Cesar. No rebote, Mario Fernandes finalizou cruzado e por pouco a bola não chegou para Marquinhos.

A última chance da primeira etapa foi tricolor. Após contra-ataque, Julio Cesar entrou pelo lado esquerdo e cruzou, quando poderia ter chutado a gol. E terminou assim o primeiro tempo do clássico: Grêmio 1 x 1 Inter.

O Inter voltou para a etapa final com Jô no lugar de Dellatorre. O treinador colorado reclamou da postura da equipe no primeiro tempo. “O Inter veio para jogar e o Grêmio para decidir”, declarou. No lado gremista, o técnico Celso Roth manteve a mesma equipe.

Estratégia do Grêmio durante o primeiro tempo era utilizada pelo Inter no início da segundo: pressão na saída de bola. Com a partida chegando aos 10min, o Tricolor conseguia achar espaços e passava a ter uma superioridade no jogo.

Aos 13min mais uma lance polêmico no clássico. Escudero tocou para Mário Fernandes que tentou driblar Muriel e foi para o chão. Mais uma vez os jogadores gremistas ficaram revoltados pedindo pênalti, o juiz não marcou a infração e deu amarelo para o lateral tricolor.

O Internacional chegou pela primeira vez no segundo tempo aos 23min. Oscar recebeu na entrada da área, girou e bateu rasteiro, mas Victor mandou para escanteio. Em seguida, Dorival fez a segunda mexida na equipe. Kleber sentiu dores no joelho e foi substituído por Juan.

Apagado na partida, o centroavante Leandro Damião finalizou primeira vez a gol aos 28min. No entanto, foi sem força e Victor pegou tranquilo no meio do gol. Aos 29min Roth fez a primeira mudança na equipe gremista: Leandro no lugar de Marquinhos.

Três minutos depois, o Grêmio teve um pênalti marcado a seu favor. Em um lance menos claro do que os outros dois pedidos pelo Tricolor, Escudero invadiu a área e Índio deu um jogo de corpo derrubando o meia argentino. Douglas foi para a cobrança e bateu forte no canto direito sem chances para Muriel, Grêmio 2 a 1 aos 34min.

Na jogada seguinte o Grêmio quase chegou ao terceiro com Escudero que bateu cruzado para defesa de Muriel. Aos 36min Dorival Júnior fez a última mudança na equipe. O estreante Ilsinho entrou no lugar de Tinga. Roth mexeu no minuto seguinte colocando Willian Magrão na vaga de Escudero.

O Grêmio seguia melhor na partida. Aos 40min, Fernando arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e passou raspando a trave esquerda. Poucos minutos depois de entrar, Willian Magrão sentiu lesão e foi substituído por Edcarlos.

Atrás no placar, o Inter não conseguia chegar ao gol gremista e passou a levantar bola na área. No entanto, a defesa gremista lavava melhor em todos os lances o artilheiro Damião não encontrava espaços para jogar.

Na última jogada da partida, Damião conseguiu subir mais alto que a defesa, mas Victor bem colocado fez a defesa. E terminou assim o Gre-Nal 388: Grêmio 2 x 1 Inter.

> Campeonato Brasileiro
19ª rodada

Grêmio 2 x 1 Inter

GRÊMIO

Victor: Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Rochemback, Fernando; Marquinhos (Leandro), Douglas e Escudero (Willian Magrão, depois Edcarlos); André Lima.
Técnico: Celso Roth

INTER
Muriel; Glaydson, Bolívar, Índio e Kleber (Juan); Élton, Tinga (Ilsinho), Oscar e Andrezinho; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior

Gols
Grêmio:
Marquinhos (16min/1ºT), Índio (27min/1ºT)
Inter:
Índio (27min/1ºT)

Cartões amarelos
Grêmio:
Rochemback, Mário Fernandes
Inter:
Dellatorre, Índio, Jô, Elton, Bolívar

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo, 28 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails