11 de jan de 2012

Avanço de frente fria pode trazer granizo e vendaval de até 90 km/h ao Estado

O avanço de uma frente fria proveniente da Argentina pode causar temporais com trovoadas, granizo e vendaval desde o Extremo Sul, passando pela Campanha, até a fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Pancadas de chuva devem atingir municípios como Uruguaiana, Santana do Livramento, Dom Pedrito e Chuí. À tarde, ainda são esperadas precipitações no Noroeste, Serra e Litoral Norte. Nas praias, as ondas podem atingir quase dois metros.


— Esse sistema é potencialmente muito perigoso. Alguns prognósticos apontam vendaval de até 90 km/h — alerta o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.

Após manhã de sol, deve chover em Capão da Canoa até o fim do dia.

Oliveira usa o exemplo da virada no tempo na Argentina, na terça-feira, para explicar o que pode ocorrer no Rio Grande do Sul. Na cidade de Córdoba a temperatura chegou aos 40ºC. Com a chegada da frente fria, caiu para 18ºC. Além disso, as rajadas de vento atingiram 80 km/h.


Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a chuva deve começar somente no final da tarde. Apesar das áreas de instabilidade cobrirem boa parte do Estado, os altos índices de raios ultravioleta e a baixa umidade do ar permanecem na atmosfera.

Quanto à temperatura, a Fronteira Oeste deve ter os maiores registros, acima dos 35ºC. Em todas as outras regiões os termômetros se mantêm na faixa dos 30ºC.


Tirei lá do zerohora. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails