19 de fev de 2012

Porto Alegre 40ºc

                 foto: Eder Santos via Facebook registrada as 17hs deste Domingo

A temperatura superou os 40°C nesta tarde em Porto Alegre. Às 17h, fazia 40,6°C na estação do sistema Metroclima da prefeitura da Capital instalada na avenida Sértório, na zona Norte, e 40,1°C no Menino Deus.

Todas as demais estações (Belém Novo, Moinhos de Vento e Lomba do Pinheiro) registravam marcas entre 38°C e 39°C. No interior, às 17h, a temperatura era de 41°C, em Uruguaiana. Conforme a Metsul, Santa Rosa tinha no mesmo horário 40,8°C.

Em Rio Grande, a máxima chegou a 39,3 °C. Para a Metsul, foi um dos dias mais quentes da história da cidade portuária do sul do Estado, mas a marca de hoje não superou os 41°C registrados em janeiro de 1943.

Apesar do calor, parques têm movimento na Capital


Mas nem o sol forte e as altas temperaturas fizeram com quem ficou em Porto Alegre no Carnaval fosse curtir o domingo ao ar livre. Ao contrário do que normalmente ocorre, a movimentação tímida começou a crescer no Parque da Redenção, um dos locais mais procurados aos finais de semana, apenas no final da manhã.

Quem foi curtir o dia na rua não teve dificuldade para encontrar um banco vazio ou um lugar embaixo de uma árvore. Se tradicionalmente isso é difícil, dessa vez foi fácil até demais. Com a cidade mais tranquila e a movimentação menor, o clima foi ideal para descansar e desfrutar da paz e silêncio. Mais sem dúvida quem mais aproveitou foram as crianças, que se divertiram brincando pelo parque, algumas inclusive fazendo bolinhas de sabão.

No brique, os comerciantes compareceram, apesar de o público ser reduzido. Nas bancas de gastronomia o que mais se vendeu foi água, para tentar amenizar o calor.

A solução para enfrentar o calor na rua foi utilizar roupas leves, como vestidos, shorts, bermudas e camisetas. Além disso, o uso de chapéu e boné foi importante no caso daquelas pessoas com pele mais clara, que também não puderam dispensar o protetor solar.

Junto à região da Usina dos Gasômetro poucas pessoas se arriscaram a praticar esportes, em função do calor. Apesar da região ser imprópria para o banho, teve quem se arriscou a entrar na água para se refrescar.

Em Ipanema, na zona Sul, muitos optaram por levar a cadeira de praia e desfrutar do dia na beira do Guaíba. Sob a sombra das árvores, muitos faziam a tradicional caminhada ou andaram de bicicleta.

Com informações da repórter Mauren Xavier.
correiodopovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails