28 de mar de 2013

Vírus usado em arma biológica 'some' no Texas

Estadão



Um vírus usado em armas biológicas misteriosamente desapareceu de um laboratório no Texas, anunciaram ontem autoridades. Responsáveis pelo caso afirmam que o recipiente com guanarito - um agente viral que causa uma febre hemorrágica e pode ser transformado em arma de destruição em massa - provavelmente foi destruído e a falta foi percebida numa checagem de rotina.

O caso levanta novas questões sobre a segurança de pesquisas com vírus e bactérias usados na produção de armamento biológico. Ao perceberem que o recipiente desaparecera, funcionários do laboratório de Galveston notificaram de imediato a agência federal de controle de doenças (CDC, na sigla em inglês).

Autoridades do CDC disseram que é "muito improvável" que o vírus tenha sido roubado. A agência recebe anualmente dezenas de notificações sobre perda de toxinas usadas para a produção de armas biológicas. Entre 2004 e 2010, foram registrados 88 casos incluindo vírus, bactérias e fungos que podem colocar em risco a segurança nacional dos EUA e de vários países.
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails